domingo, 19 de junho de 2016

TIRANDO DÚVIDAS

O plural da palavra pôr do sol é pores do sol. 

Foi o mais lindo pôr do sol que eu já vi. 
Foram os mais lindos pores do sol que eu já vi. 

Exemplos: 
Daqui consigo ver os mais bonitos pores do sol do mundo! 
Já assistimos juntos a vários pores do sol. 
Nas minhas viagens, vi pores do sol em diferentes países. 

Na língua portuguesa existem dois números gramaticais: o singular e o plural. O singular se refere a só um ser e o plural se refere a dois ou mais seres. 

A principal regra de formação do plural é acrescentar s à palavra no singular, ou seja: menina/meninas, casaco/casacos, mãe/mães,…Esta regra diz respeito, principalmente, aos substantivos simples terminados em vogal. 

Relativamente aos substantivos compostos, que são formados por mais do que um radical, existem várias regras para a formação do plural. Pode ser feito pela flexão dos dois elementos que formam a palavra, apenas pela flexão do primeiro elemento que forma a palavra, apenas pela flexão do segundo elemento que forma a palavra ou pela não flexão dos elementos, se mantendo invariável. 

No caso da palavra pôr do sol, a palavra pôr não é considerada um verbo porque se encontrar substantivada. Assim, a formação do plural da palavra pôr do sol obedece à regra de formação das palavras compostas unidas pela preposição de onde apenas a primeira palavra vai para o plural. 

Exemplos: pôr do sol/pores do sol; pé de moleque/pés de moleque; pão de ló/pães de ló; ...

FONTE:http://duvidas.dicio.com.br/plural-de-por-do-sol/

2 comentários: