domingo, 19 de junho de 2016

CORREÇÃO DO QUARTO DEVER DE CASA - PARA ESCREVER COM ADEQUAÇÃO


PARA ESCREVER COM ADEQUAÇÃO

O VOCABULÁRIO
Quando redigimos, além de procurarmos nos expressar com correção, clareza e concisão, também buscamos palavras adequadas para transmitir com precisão o que queremos. Assim, quanto maior for nosso vocabulário, mais precisos podemos ser.
Há, a seguir, alguns exercícios cuja finalidade é levar você a ampliar (ou treinar) seu vocabulário. Vamos ao desafio?
       1.  Complete adequadamente as frases com uma das palavras que constam no vocabulário no
final do exercício. Não vale repetir
. Observe que em qualquer uma delas poderiam ser empregadas palavras de sentido vago, como coisa ou objeto.
a)      O bisturi é um  instrumento usado por dentistas e cirurgiões.
b)      Para fazer um bolo de chocolate são necessários muito ingredientes.
c)      A água e o álcool são duas  substâncias   líquidas.
d)      Filho, os argumentos que você apresentou não me convencem.
e)      Faltar com o respeito ao próximo é um procedimento reprovável.
f)        As letras destas músicas são o grande atrativo          destes CDs.
g)      Acordar cedo, caminhar e praticar esporte são hábitos saudáveis.
h)      O menino tinha uma imaginação fértil: inventava façanhas mirabolantes com seu herói preferido.
i)         O maior  entretenimento   nacional ainda é a televisão.
j)         As panelas são utensilhos de cozinha; a serra e o formão são __ferramentas de carpintaria.
ingredientes argumentos procedimento instrumento façanhas brinquedos substâncias entretenimento ferramentas atrativo paixões hábitos fenômeno  utensílios  tarefa

 
 








2.  Complete adequadamente as frases com um dos verbos que constam no vocabulário no final do exercício. Observe que em qualquer uma delas poderiam ser empregadas palavras de sentido comum, como pôr ou colocar.

a)    Esticar uma roupa nas cordas do varal.
b)    Depositar um dinheiro na poupança.
c)    Encostar umas ripas na parede.
d)    Cravar uma estaca no chão.
e)    Expor quadros numa galeria.
f)     Estampar um anúncio no jornal da escola.
g)    Despejar a água do macarrão na pia.
h)    Atarrachar uma porca no parafuso.
i)     Imergir a roupa suja na água com sabão.
j)     Introduzir a chave na fechadura.
k)    Pulverizar com canela a torta de bananas.
l)     Fitar os olhos da garota amada.
m)   Apor a assinatura no requerimento da matrícula.


depositar encostar atarrachar introduzir estampar apor fitar cingir plantar imergir pulverizar expor cravar esticar despejar pregar completar  abrir

 
 






Reescreva as frases, substituindo a expressão destacada por um dos verbos que constam no vocabulário no final do exercício. Empregue os verbos no tempo e no modo exigidos pelo contexto.
Não vale repetir. Veja o exemplo:
O mecânico fez funcionar o motor.
O mecânico
acionou o motor.

 
 





a)    É necessário que toda a população se mobilize, a fim de fazer
cessar a violência .

... reprimir ...

b)            O amor entre Romeu e Julieta poderia fazer cessar o ódio
entre suas famílias .

... aplacar (sufocar, apagar) ...

c)    Diante da resposta malcriada do aluno, o diretor fez valer sua
autoridade
.

... impôs (exerceu) ...

d)    Seu pedido de desculpas, entretanto, fez desaparecer qualquer vestígio de inimizade.

ou apagou (sufocou) ...

e)    O sofrimento do cachorrinho atropelado fez nascer a piedade das crianças .

... suscitou ...

f)     E ele se arrependeu de não ter feito uso de seus direitos de consumidor .

... exercido ...

g)      Uma ponta de cigarro, jogada ao acaso na estrada, deu ocasião ao incêndio .
causou ...
h)      Fumar faz mal à saúde .
prejudica ...


prejudicar suscitar evocar apagar reprimir redimir causar
considerar impor aplacar aparentar exercer sufocar

 
 





Exercícios adaptados de: M. Cavalcante Proença. Exercícios de português. 6. ed. Rio de Janeiro: letras e Artes, 1967.)
As palavras e expressões destacadas nas frases a seguir podem, dependendo do contexto, ter
um valor negativo. Reescreva as frases, substituindo essas palavras e expressões por outras
que, em contextos formais
, tenham valor positivo ou neutro. Veja o exemplo:
Como esta privada fedel!
Como este banheiro cheira mal!

 
 




a)    Capriche, menino, você escreve com garranchos . ... com letra ilegível
b)    O cara é careca desde que nasceu. O rapaz (homem) é calvo
c)    A festa estava uma droga, e a comida uma porcaria. A festa estava ruim ( sem graça), monótona), e a comida malfeita.
d)    Tire as patas da minha carteira, Tonico. ... as mãos
Reescreva as frases, substituindo a palavra destacada por um sinônimo. Se necessário, consulte um dicionário.
a)      Os jovens sentem-se seguros entre amigos . ...protegidos, amaparados, garantidos...
b)      É melhor ir devagar: nesse ponto, a estrada é muito apertada . estreita
c)      Por favor, cole este cartaz no terceiro andar . afise, pregue... pavimento
d)      Certas pessoas não conseguem distinguir o certo do errado. Algumas pessoas..o correto do errado
e)      O gasto com a festa quebrou meu orçamento. A despesa com a festa ultrapassou(Superou) meu orçamento.


Um comentário: