segunda-feira, 14 de setembro de 2015

LITERATURA DA TERCEIRA ETAPA

Olá turma!
O primeiro livro da etapa já foi escolhido na biblioteca da escola.
Depois de lido, complete o roteiro a seguir em seu caderno de produção e o entregue no dia 21/09/15, segunda-feira.
Roteiro para análise literária

              Ler um livro não é só conhecer a história. É preciso colocar-se no texto e tentar percorrer o caminho que o pensamento do autor percorreu. É preciso entender o porquê, o quando, o onde, o como. Para que o mundo maravilhoso e mágico do autor se torne realidade, é necessário que os leitores entrem no texto com suas vivências e recriem a realidade criada pelo autor.
           O roteiro de análise literária tem a intenção de ajudar você a compreender os elementos das histórias narrativas contadas em livros. Ele precisa, porém, ser adaptado às características de cada livro e de cada autor.
 1. Identificação

Autor:

Obra:

Edição:

Local e data de publicação:

2. Pesquisa

Biografia do autor

    
3.  Estrutura da obra

a. Assunto — principal acontecimento sobre o qual gira a história.

b. Mensagem — pensamento ou conclusão do leitor a respeito da história.

c. Enredo — conjunto dos fatos narrados.

O enredo apresenta os seguintes elementos:

• introdução — momento em que são apresentados os fatos iniciais; serve para situar o leitor diante do que irá ler.

• complicação — parte da história em que são desenvolvidos os conflitos.

• clímax — momento culminante da história, de maior tensão e suspense.

• desfecho — solução dos conflitos; resolução da complicação, da aventura.
d. Justificativa do título — o porquê da escolha do título.

e. Verossimilhança — análise da “veracidade” da história, de sua lógica interna, isto é, os fatos, mesmo inventados, devem ser verossímeis; o leitor deve acreditar no que lê.

f. Personagem — ser que vive a ação, responsável pelos acontecimentos da história.
Pode ser:
• principal — mais importante no desenrolar do enredo. (É importante situar as características físicas, psicológicas, sociais etc. das personagens.)
A personagem principal pode ser protagonista (quando apresenta características que a fazem sobressair-se), ou antagonista (quando se opõe ao protagonista e atrapalha sua ação).
• secundária — personagem que tem uma participação menor ou menos freqüente.

g. Espaço — lugar onde ocorrem as ações das personagens.

h. Ambiente — espaço com as características sociais, econômicas, morais, psicológicas em que vivem as personagens.

i. Tempo — análise dos índices de tempo que o enredo apresenta.
Pode ser caracterizado quanto à:
• duração — o tempo que a história levou para ocorrer. Quando não há indicações de tempo, pode-se deduzir, pela lógica, analisando os acontecimentos do enredo.
• época — o pano de fundo da história. Quando a época é atual, basta justificar com elementos da atualidade; quando a época é antiga, pode- se e deve-se procurar uma correspondência com fatos históricos.

j. Narrador — identificação do ponto de vista ou foco narrativo, isto é, verificar se o narrador conta a sua própria história (primeira pessoa) ou conta a história de outras pessoas (terceira pessoa).

k. Linguagem — identificação do tipo de linguagem utilizada pelo autor:
coloquial, regional etc.


4. Opinião

        É importante dar sua opinião a respeito da história, da estrutura da obra, do autor e da linguagem.
       Além disso, é importante analisar os sentimentos e emoções que a obra provocou em você.
       Por último, é bom avaliar o que a obra trouxe para você, em termos de aprendi.

Atenção:
Depois da leitura, faça o roteiro no caderno de produção.
O roteiro poderá ser impresso ou copiado no caderno. A escolha é sua.
Data de entrega do roteiro.
Dia 21 de setembro, segunda- feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário