segunda-feira, 2 de março de 2015

CRUZANDO LINGUAGENS - CORREÇÃO

1.
a) A criada da casa, a aia.
b) A mãe só queria ir a festas, e o pai apenas se preocupava com seus deveres militares. Mary acha que seus pais nunca pensavam nela, mas só neles mesmos, e sente-se rejeitada por eles.
2.
Resultado de imagem para dia de festaa) Provavelmente, a falta de carinho e de atenção dos pais tinha levado Mary a ser uma menina rebelde e dura.
b) Que ela não se dava o direito de ser frágil.
3.
a) Uma garotinha comenta que Mary é amarga e que nem mesmo no enterro dos pais ela tinha chorado. Algumas crianças a expõem, cantando uma canção com o nome dela. Outras a ridicularizam porque não havia ninguém esperando por ela.
b)Com pouca atenção e de modo rude. No porto, a  governanta chega quando todos foram embora e desdenha a menina, chamando-a de intratável. Na mansão, sempre a reprime e lhe impõe proibições.
4.
a) Mary descobre em seu quarto uma passagem que a leva a alguns cômodos abandonados. Um deles é o quarto de sua tia. Ele é igual ao de sua mãe e lá ela encontra uma chave em um porta-joias. Os cômodos abandonados e o choro lhe dão a impressão de que a casa está morta e enfeitiçada.
b)Provoca curiosidade, pois a partir daí a trama vai ganhando uma atmosfera de magia e mistério.
5.
a) Indica semelhança, pois ele fica indiferente à presença de Mary. Sem mostrar interesse em conhecer a garota, ele viaja no dia seguinte à chegada dela.
b) Como um homem sofrido e provavelmente amaldiçoado. Ele conta que, depois da morte da mulher, havia dez anos, ele ´passara a isolar-se e a ficar a maior parte do tempo fora de casa.
6.
a)Por ordem de lord Archibaldi, que mandara fechar o portão de acesso a ele  após a morte da mulher, ocorrida em decorrência da queda de um balanço dali.
b) Quando  vê a fechadura da porta indicada por um sabiá, Mary se lembra da chave que encontrara no porta-joias. com a chave, ela consegue abrir a porta e entrar no jardim, que também lhe parece enfeitiçado.
c) Seus novos amigos são Martha, Dickon e o sabiá.A presença de Martha ameniza a dura convivência de Mary com a senhora Medlock. A criada também coloca Mary em contato com seu irmão caçula, Dickon, garoto gentil e atencioso que vive brincando pelos campos em companhia dos animais e ajuda a menina a refazer o jardim. O sabiá ajuda Mary a encontrar a porta que leva ao segundo jardim.
7.
a) É um menino superprotegido, que por ter nascido prematuro, é tratado por todos como um doente prestes a morrer. Vive fechado em seu quarto, nunca sai da cama e, por isso,não sabe nem andar. o pai o trata com distanciamento, pois tem medo de amá-lo e sofrer demais com sua morte.
b) Não, Mary gosta da história que a vê como cheia de magia, diferentemente de Colin, que se mostra cético e não vê sentido no relato.
c) Mary vai mostrando a Colin que ele não é um garoto tão doente quanto todos pensavam. Desobedece as ordens da casa, e passa horas brincando com Colin no quarto dele sem usar máscara. Retira o tapume da janela para que o menino possa ver o sol. Convence Colin de que, diferente do pai, ele não tem uma corcunda. Como consequência da ideia que fazia de si mesmo, Colin ganha confiança nele próprio e começa a sair de casa e a passear pelos jardins todos os dias.
8.
a) Colin, além de aprender a andar no jardim com a ajuda de seus novos amigos, torna-se uma pessoa mais sensível e passa a acreditar na fantasia e na magia, como toda criança de sua idade. Lorde Craven, ao ver o filho cheio de saúde, brincando no jardim, perde a amargura e "aprende a sorrir". Mary, ao presenciar o reencontro surpreendente do tio e do primo no jardim, receia perder aquele lugar e atenção dos que estão a sua volta, o que a sensibiliza de tal forma que ela  "aprende a chorar".
b) Mary acredita no mágico, na fantasia que ela pensa e, portanto, pode-se supor que ela pensa que em feitiço foi quebrado e, com isso, as tristezas e os tempos difíceis terminaram.
c) É fundamental , pois todas as transformações das personagens ocorrem com base na amizade que se estabelece entre elas.
9.
a) Ambos são tratados com desprezo pela maioria das pessoas.
b) Em "As três penas, o espaço é efetivamente mágico, pois ele é habitado por seres do mundo mágico e ocorrem situações que envolvem magia. Já o jardim secreto não apresenta  elementos mágicos, mas, para Mary, uma criança, ele é cheio de magia. O que efetivamente ocorre nesse espaço é a transformação das personagens, incluindo-se a protagonista, por meio de amizade.
c) Resposta pessoal. Será lida e apresentada na sala.



Nenhum comentário:

Postar um comentário