Estamos retomando as atividades no blog para que você não perca o ritmo.
O livro de literatura de agosto é do autor Lino de Albergaria com o título Miguel e o Sexto Ano, as ilustrações são de Marco Aragão. Editora Saraiva, coleção Jabuti.
Depois da leitura, faça no caderno de produção atividade abaixo.
Sugestão
de roteiro para análise literária
Ler um livro não é só conhecer a história. É preciso colocar-se no texto
e tentar percorrer o caminho que o pensamento do autor percorreu. É preciso
entender o porquê, o quando, o onde, o como. Para que o mundo maravilhoso e
mágico do autor se torne realidade, é necessário que os leitores entrem no
texto com suas vivências e recriem a realidade criada pelo autor.
O roteiro de análise literária tem a intenção de ajudar você a
compreender os elementos das histórias narrativas contadas em livros. Ele precisa,
porém, ser adaptado às características de cada livro e de cada autor.
1. Identificação
Autor:
Obra:
Edição:
Local e data de publicação:
2. Pesquisa
Biografia do autor
3. Estrutura da obra
a. Assunto — principal acontecimento sobre o
qual gira a história.
b. Mensagem — pensamento ou conclusão do
leitor a respeito da história.
c. Enredo — conjunto dos fatos narrados.
O enredo apresenta os
seguintes elementos:
• introdução —
momento em que são apresentados os fatos iniciais; serve para situar o leitor
diante do que irá ler.
• complicação — parte
da história em que são desenvolvidos os conflitos.
• clímax — momento
culminante da história, de maior tensão e suspense.
• desfecho — solução
dos conflitos; resolução da complicação, da aventura.
d. Justificativa do título — o porquê da
escolha do título.
e. Verossimilhança — análise da “veracidade”
da história, de sua lógica interna, isto é, os fatos, mesmo inventados, devem
ser verossímeis; o leitor deve acreditar no que lê.
f. Personagem — ser que vive a ação,
responsável pelos acontecimentos da história.
Pode ser:
• principal — mais
importante no desenrolar do enredo. (É importante situar as características
físicas, psicológicas, sociais etc. das personagens.)
A personagem
principal pode ser protagonista (quando apresenta características que a fazem
sobressair-se), ou antagonista (quando se opõe ao protagonista e atrapalha sua
ação).
• secundária —
personagem que tem uma participação menor ou menos freqüente.
g. Espaço — lugar onde ocorrem as ações das
personagens.
h. Ambiente — espaço com as características
sociais, econômicas, morais, psicológicas em que vivem as personagens.
i. Tempo — análise dos índices de tempo que o
enredo apresenta.
Pode ser
caracterizado quanto à:
• duração — o tempo
que a história levou para ocorrer. Quando não há indicações de tempo, pode-se
deduzir, pela lógica, analisando os acontecimentos do enredo.
• época — o pano de
fundo da história. Quando a época é atual, basta justificar com elementos da
atualidade; quando a época é antiga, pode- se e deve-se procurar uma
correspondência com fatos históricos.
j. Narrador — identificação do ponto de vista
ou foco narrativo, isto é, verificar se o narrador conta a sua própria história
(primeira pessoa) ou conta a história de outras pessoas (terceira pessoa).
k. Linguagem — identificação do tipo de
linguagem utilizada pelo autor:
coloquial, regional etc.
4. Opinião
É importante dar sua opinião a respeito da
história, da estrutura da obra, do autor e da linguagem.
Além
disso, é importante analisar os sentimentos e emoções que a obra provocou em
você.
Por
último, é bom avaliar o que a obra trouxe para você, em termos de aprendi.
Atenção:
Depois da leitura, faça omroteiro no caderno de produção.
O roteiro poderá ser impresso ou copiado no caderno. A escolha é sua.
Data de entrega do roteiro.
Dia 14 de agosto, sexta- feira
Já está tudo pronto!!!!!
ResponderExcluirJá está tudo pronto!!!!!
ResponderExcluirPRECISO DO GABARITO DA ATIVIDADE URGENTE
ResponderExcluirrddpires@gmail.com
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