domingo, 2 de agosto de 2015

REINÍCIOS DAS ATIVIDADES ESCOLARES

Espero que você tenha aproveitado o período de recesso escolar para recuperar as energias.
Estamos retomando as atividades no blog para que você não perca o ritmo.
O livro de literatura de agosto é do autor Lino de Albergaria com o título Miguel e o Sexto Ano, as ilustrações são de Marco Aragão. Editora Saraiva, coleção Jabuti.
Depois da leitura, faça no caderno de produção atividade abaixo.

Sugestão de roteiro para análise literária

              Ler um livro não é só conhecer a história. É preciso colocar-se no texto e tentar percorrer o caminho que o pensamento do autor percorreu. É preciso entender o porquê, o quando, o onde, o como. Para que o mundo maravilhoso e mágico do autor se torne realidade, é necessário que os leitores entrem no texto com suas vivências e recriem a realidade criada pelo autor.
           O roteiro de análise literária tem a intenção de ajudar você a compreender os elementos das histórias narrativas contadas em livros. Ele precisa, porém, ser adaptado às características de cada livro e de cada autor.
 1. Identificação

Autor:

Obra:

Edição:

Local e data de publicação:

2. Pesquisa

Biografia do autor

    
3.  Estrutura da obra

a. Assunto — principal acontecimento sobre o qual gira a história.

b. Mensagem — pensamento ou conclusão do leitor a respeito da história.

c. Enredo — conjunto dos fatos narrados.

O enredo apresenta os seguintes elementos:

• introdução — momento em que são apresentados os fatos iniciais; serve para situar o leitor diante do que irá ler.

• complicação — parte da história em que são desenvolvidos os conflitos.

• clímax — momento culminante da história, de maior tensão e suspense.

• desfecho — solução dos conflitos; resolução da complicação, da aventura.
d. Justificativa do título — o porquê da escolha do título.

e. Verossimilhança — análise da “veracidade” da história, de sua lógica interna, isto é, os fatos, mesmo inventados, devem ser verossímeis; o leitor deve acreditar no que lê.

f. Personagem — ser que vive a ação, responsável pelos acontecimentos da história.
Pode ser:
• principal — mais importante no desenrolar do enredo. (É importante situar as características físicas, psicológicas, sociais etc. das personagens.)
A personagem principal pode ser protagonista (quando apresenta características que a fazem sobressair-se), ou antagonista (quando se opõe ao protagonista e atrapalha sua ação).
• secundária — personagem que tem uma participação menor ou menos freqüente.

g. Espaço — lugar onde ocorrem as ações das personagens.

h. Ambiente — espaço com as características sociais, econômicas, morais, psicológicas em que vivem as personagens.

i. Tempo — análise dos índices de tempo que o enredo apresenta.
Pode ser caracterizado quanto à:
• duração — o tempo que a história levou para ocorrer. Quando não há indicações de tempo, pode-se deduzir, pela lógica, analisando os acontecimentos do enredo.
• época — o pano de fundo da história. Quando a época é atual, basta justificar com elementos da atualidade; quando a época é antiga, pode- se e deve-se procurar uma correspondência com fatos históricos.

j. Narrador — identificação do ponto de vista ou foco narrativo, isto é, verificar se o narrador conta a sua própria história (primeira pessoa) ou conta a história de outras pessoas (terceira pessoa).

k. Linguagem — identificação do tipo de linguagem utilizada pelo autor:
coloquial, regional etc.


4. Opinião

        É importante dar sua opinião a respeito da história, da estrutura da obra, do autor e da linguagem.
       Além disso, é importante analisar os sentimentos e emoções que a obra provocou em você.
       Por último, é bom avaliar o que a obra trouxe para você, em termos de aprendi.

Atenção:
Depois da leitura, faça omroteiro no caderno de produção.
O roteiro poderá ser impresso ou copiado no caderno. A escolha é sua.
Data de entrega do roteiro.
Dia 14 de agosto, sexta- feira

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