OBJETIVOS DO ESTUDO:
- Identificar os gêneros do substantivo em
textos e frases;
- Identificar o número do substantivo em textos
e frases;
- Identificar o grau do substantivo em textos e
frases;
- Inserir masculino e feminino ao vocabulário
ativo;
- Identificar e classificar os substantivos
quanto ao gênero, número e grau;
- Desenvolver a capacidade de ler, escrever e
compreender o significado das palavras;
- Utilizar a linguagem para expressar ideias,
considerando a linguagem das outras pessoas.
Os substantivos fazem
parte das classes gramaticais variáveis. Um substantivo pode variar
em gênero, número e grau. Entenda o que quer dizer cada uma dessas flexões.
GÊNERO
Os
substantivos masculinos são antecedidos pelo artigo "o". Como exemplo
temos os substantivos o lança-perfume, o tapa, o champanha, o dó, o diabetes.
Já
os substantivos femininos são antecedidos pelo artigo "a". É o caso
de a agravante, a bacanal, a fênix, a alface, a ênfase, a poetisa.
A maioria dos
substantivos têm duas formas: uma para o masculino, e outra para o feminino.
São os substantivos biformes.
Veja algumas regras de formação do feminino:
1)
Substantivos terminados em -o mudam para -a. o sapo = a sapa o canário = a
canária o piloto = a pilota
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2)
Substantivos terminados em -ão mudam para -ã, outros para -oa e ainda para
-ona (neste caso, em aumentativos). o capitão = a capitã o tecelão = a
tecelã/ teceloa o chorão = a chorona
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3)
Substantivos terminados em -or formam o feminino com o acréscimo de -a. o
doutor = doutora o coletor = coletora o trabalhador = trabalhadora
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4) Alguns
substantivos terminados em -or podem fazer feminino mudando essa terminação
para -eira. o arrumador = a arrumadeira o lavador = lavadeira o trabalhador =
trabalhadeira 0 sufixo -eira pode indicar qualidade e, portanto, adjetivação:
mulher trabalhadeira; pessoa faladeira
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5) Alguns
substantivos com terminação -e podem fazer o feminino mudando a terminação
para -a. o infante = infanta o governante = a governanta o elefante = a
elefanta
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6)
Substantivos terminados em -ês, -L e -z fazem o feminino com o acréscimo de
-a. o freguês =a freguesa o oficial = oficiala o juiz = juíza
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Há
ainda substantivos que são masculinos ou femininos, conforme o sentido com que
se acham empregados:
a
cabeça (parte do corpo)/ o cabeça (o chefe) a grama (relva)/ o grama (unidade
de peso)
NÚMERO
Os
substantivos no singular indicam um único ser, ou uma ideia coletiva. Como
exemplos temos cão, coração, amor, pai, país, grupo.
Os
substantivos no plural indicam mais de um ser (com exceção dos coletivos). Como
exemplo temos cães, corações, amores, pais, países.
Vamos
observar as regras gerais das flexões de número dos substantivos.
Quanto
ao número, os substantivos podem ser flexionados em: singular ou plural. O
indicativo de um substantivo no plural é a terminação “s”:
Exemplo:
o colega > os colegas
a menina > as meninas
a menina > as meninas
Porém,
há algumas particularidades no que diz respeito ao plural dos substantivos.
Vejamos algumas:
a) No geral, os
substantivos terminados em al, el, ol, ul, troca-se o “l” por “is”:
Exemplos:
jornal > jornais
papel > papéis
barril > barris
anzol > anzóis
azul > azuis
papel > papéis
barril > barris
anzol > anzóis
azul > azuis
b) Os substantivos
terminados em “r” e “z” são acrescidos de “es” para o plural:
Exemplos: amor > amores
luz > luzes
Exemplos: amor > amores
luz > luzes
c) Caso o substantivo
terminado em “s” for paroxítono, o plural será invariável. Caso seja oxítono,
acrescenta-se “es”:
Exemplos: ônibus > ônibus
país > países
Exemplos: ônibus > ônibus
país > países
d) Os substantivos
terminados em “n” formam o plural em “es” ou “s”:
Exemplos: abdômen > abdômens
pólen > polens
Exemplos: abdômen > abdômens
pólen > polens
e) Os substantivos
terminados em “m” formam o plural em “ens”:
Exemplo: homem > homens
viagem > viagens
Exemplo: homem > homens
viagem > viagens
f) Os substantivos
terminados em “x” são invariáveis no plural:
Exemplo: tórax > tórax
xérox > xérox
Exemplo: tórax > tórax
xérox > xérox
g) Os substantivos
terminados em “ão” têm três variações para o plural: “ões”, “ães” e “ãos”:
Exemplos: eleição > eleições
pão > pães
cidadão > cidadãos
Exemplos: eleição > eleições
pão > pães
cidadão > cidadãos
GRAU
Quanto
ao grau, os substantivos podem variar entre aumentativo e diminutivo.
Os graus aumentativo e diminutivo podem ser formados através de dois processos:
Os graus aumentativo e diminutivo podem ser formados através de dois processos:
a) sintético – acréscimo
de sufixos ao grau normal.
Exemplo: amor: amorzinho; amorzão.
Exemplo: amor: amorzinho; amorzão.
b) analítico – o
substantivo será modificado por adjetivos que transmitem idéia de aumento ou
diminuição:
Exemplo: urso: urso grande; urso pequeno.
Exemplo: urso: urso grande; urso pequeno.
Fonte: Portal do professorhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22527
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