segunda-feira, 17 de novembro de 2014

GUERRA DENTRO DA GENTE

Olá, sextos anos!

Novo livro para o dia 28 de novembro:
Guerra dentro da gente, de Paulo Leminski, da editora Scipione.
Adquira seu exemplar e aventure-se.
No dia 28 haverá uma avaliação de leitura e você deve apresentar o roteiro no caderno de produção.
Atenção: o roteiro é o mesmo que você fez para o livro O segredo da nuvem.
Mãos à obra.
Boa leitura.


Sugestão de roteiro para análise literária

              Ler um livro não é só conhecer a história. É preciso colocar-se no texto e tentar percorrer o caminho que o pensamento do autor percorreu. É preciso entender o porquê, o quando, o onde, o como. Para que o mundo maravilhoso e mágico do autor se torne realidade, é necessário que os leitores entrem no texto com suas vivências e recriem a realidade criada pelo autor.
           O roteiro de análise literária tem a intenção de ajudar você a compreender os elementos das histórias narrativas contadas em livros. Ele precisa, porém, ser adaptado às características de cada livro e de cada autor.

  1. Identificação

Autor

Obra

Edição

 
 


Local e data de publicação
  1. Pesquisa

Biografia do autor

     3. Estrutura da obra

a. Assunto — principal acontecimento sobre o qual gira a história.

b. Mensagem — pensamento ou conclusão do leitor a respeito da história.

c. Enredo — conjunto dos fatos narrados.

O enredo apresenta os seguintes elementos:

• introdução — momento em que são apresentados os fatos iniciais; serve para situar o leitor diante do que irá ler.

• complicação — parte da história em que são desenvolvidos os conflitos.

• clímax — momento culminante da história, de maior tensão e suspense.

• desfecho — solução dos conflitos; resolução da complicação, da aventura.
d. Justificativa do título — o porquê da escolha do título.

e. Verossimilhança — análise da “veracidade” da história, de sua lógica interna, isto é, os fatos, mesmo inventados, devem ser verossímeis; o leitor deve acreditar no que lê.

f. Personagem — ser que vive a ação, responsável pelos acontecimentos da história.
Pode ser:
• principal — mais importante no desenrolar do enredo. (É importante situar as características físicas, psicológicas, sociais etc. das personagens.)
A personagem principal pode ser protagonista (quando apresenta características que a fazem sobressair-se), ou antagonista (quando se opõe ao protagonista e atrapalha sua ação).
• secundária — personagem que tem uma participação menor ou menos freqüente.

g. Espaço — lugar onde ocorrem as ações das personagens.

h. Ambiente — espaço com as características sociais, econômicas, morais, psicológicas em que vivem as personagens.

i. Tempo — análise dos índices de tempo que o enredo apresenta.
Pode ser caracterizado quanto à:
• duração — o tempo que a história levou para ocorrer. Quando não há indicações de tempo, pode-se deduzir, pela lógica, analisando os acontecimentos do enredo.
• época — o pano de fundo da história. Quando a época é atual, basta justificar com elementos da atualidade; quando a época é antiga, pode- se e deve-se procurar uma correspondência com fatos históricos.

j. Narrador — identificação do ponto de vista ou foco narrativo, isto é, verificar se o narrador conta a sua própria história (primeira pessoa) ou conta a história de outras pessoas (terceira pessoa).

k. Linguagem — identificação do tipo de linguagem utilizada pelo autor:
coloquial, regional etc.

l. Estrutura textual — analisar e relacionar as principais estruturas textuais que aparecem na obra: narração, descrição, diálogo,dissertação, informação etc.


  1. Opinião

        É importante dar sua opinião a respeito da história, da estrutura da obra, do autor e da linguagem.
       Além disso, é importante analisar os sentimentos e emoções que a obra provocou em você.

       Por último, é bom avaliar o que a obra trouxe para você, em termos de aprendizado e enriquecimento.

12 comentários:

  1. Lourdinha pode comprar da versão antiga de 1990? Faz diferença na história ou não?

    Ass Beatriz 6b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as diferenças estão na formatação e na ilustração. A história é a mesma.

      Excluir
  2. Lourdinha sou eu Brendha , eu acabei de ler o livro : Guerra Dentro da Gente. Achei o livro muito interessante e achei muito facil de ler .
    Abraços Brendha Aquino

    ResponderExcluir
  3. Resumo do Livro Guerra dentro da Gente:
    O livro conta sobre o sonho de um garoto chamado Baita, filho de lenhadores. Tudo começa quando um dia passou pela ponte perto de sua casa e encontra um velho general do exercito que sabia a arte da guerra chamado Kutala. Kutala ofereceu lhe ensinar a arte da guerra, Baita aceitou sem nenhuma duvida.
    Baita partiu em uma jornada com o velho Kutala, mesmo sem o apoio dos pais Baita continuou até o fim seguindo seu sonho.
    O velho Kutala o vendeu para um circo onde acabou alimentando os tigres e os elefantes, aprendeu um pouco sobre os elefantes e sobre os tigres. Com a ajuda de Kutala, Baita fugiu do circo , e continuaram a jornada , foram em florestas , trabalharam até como marinheiros , Baita conheceu o Mar e um poeta, Kutala falou que os poetas são mágicos feiticeiros.
    Baita começou a trabalhar no quartel e foi promovido com mestre dos cães . Em uma dia seu chefe lhe pediu que separasse dois dos melhores cães , para cuidar da princesa Sidharta , o rei e a rainha.
    O elefante da princesa Sidharta era uma elefanta grávida que começou ficar muito nervosa e balançar muito. A princesa quase caiu mas Baita deitou na frente do elefante e ele parou. A princesa desceu e Baita subiu mais duas vezes. Um dia a princesa foi Sequestrada Baita foi atrás dela e quando estava voltando com ela para o palácio viu seu rosto e ficou encantado, se apaixonou por ela, e resolveu pedir ao rei sua filha em casamento. O rei lhe propos se ele ganhasse de um vilarejo que estava em guerra com seu reino, Baita poderia se casar com Sidharta. Baita venceu a guerra e poderia se casar com a princesa mas ela teria fugido. Baita passou o resto de sua vida a procurando mas nunca a achou. Baita voltou para onde seus pais moravam e foi na mesma ponte e reencontrou Kutala e os dois seguiram seus caminhos.


    - Renata Fulgêncio 6° ano B

    ResponderExcluir
  4. Resumo do livro guerra dentro da gente:
    Conta a história de Baita um garoto que é filho de lenhador.Um dia em uma ponte perto de sua casa encontra um velho chamado Kutala que se ofereseu para lhe ensinar a arte a guerra.Baita aceitou entao o velho o levou até a floresta,o velho enganou Baita e o vendeu como escravo para a rainha e foi trabalhar no circo.Um dia um palhaco chegou para Baita e disse vamos fugir,quando Baita olhou bem para ele percebeu que era o velho e fugiu com ele.Depois de terem fugido vivera varias aventuras.Baita foi trabalhar no quartel onde conheceu a pricesa Sidharta e ficou apaixonado mas quando teve a chanse de se casar e ela fugiu.No final Baita rencontrou sua familia e todos viveram felizes para sempre.
    MARIANA SANCHES 6ANO-A

    ResponderExcluir
  5. Baita é um menino que é filho de um lenhador.Ele encontra um velho que se chama Kutala que ofereceu a baita ensinar a arte da guerra.Kutala engana Baita e ele é vendido como escravo para uma rainha e foi trabalhar no circo.Um dia um palhaço armou um plano para fugir com ele e Baita viu que o palhaço era o velho Kutala.Eles conseguiram fugir e depois viver grandes aventuras.Baita é promovido para o quartel e se apaixona pela princesa Sidharta.Baita vence as guerras que o rei falou para ele ganhar e ele ganhou e poderia finalmente casar com a Sidharta mas ela foge no casamento.Baita procura muito por Sidharta mas não encontra ela.Baita volta para casa onde vive feliz para sempre
    Beatriz 6b

    ResponderExcluir
  6. Baita é um menino pobre, filho de lenhadores. Tudo começou quando Baita estava passando pela ponte perto de sua casa e encontrou um velho general do exercito, chamado Kutala, ele disse a Baita que poderia ensina-lo a arte da guerra, e Baita aceitou sem nenhuma duvida. Mesmo sem o apoio de seus pais Baita aceito a proposta da jornada. Kutala vendeu o menino para um circo, onde ele começou a alimentar os elefantes e os tigres, e com eles aprendeu coisas sobre os elefantes e os tigres. Com a ajuda de Kutala Baita conseguiu fugir. Então eles continuaram a jornada, eles atravessaram florestas, e trabalharam como marinheiros, assim Baita teve a oportunidade de conhecer o Mar, e um poeta, Kutala dizia que os poetas eram mágicos feiticeiros. Baita começou a trabalhar no quartel, e foi promovido a mestre dos cães. Em um dia seu chefe pediu-lhe que escolhesse dois dos melhores cães para proteger a princesa e seus pais. A elefanta que a princesa estava montada estava gravida, e começou a se mexer de um lado para o outro com muita agressividade, a princesa quase caiu, mas Baita se deitou na frente da elefanta e ela parou. um dia a princesa foi sequestrada, e Baita foi atras dela, e quando ele estava voltando para o palácio, observou rosto da princesa e ficou encantado com sua beleza, se apaixonou por ela, e resolveu pedi-la em casamento. O rei propos para ele que ganhasse de um vilarejo que estava em guerra com seu reino, assim Baita poderia se casar com a princesa Sidharta. Ele venceu a guerra, mas a princesa havia fugido. Baita passou o resto de sua vida procurando a princesa, mas nunca a achou. Ele voltou para a casa de seus pais e quando estava passando naquela mesma ponte reencontrou Kutala e os dois seguiram seus caminhos.
    Isadora 6b

    ResponderExcluir
  7. Baita é filho de um lenhador.Certo dia, no rio viu um velho que perguntou-lhe se ele gostaria aprender a arte da guerra. Contrariando seus pais, Baita segue o velho até um lugar onde é vendido como escravo para um circo.

    No circo, o garoto teve que alimentar os animais e aprendeu como são os elefantes e os tigres.O velho voltou para buscar o menino que o seguiu até uma cidade de caçadores de conchas. De manhã um navio os levaram até a Grande Cidade.

    Nela, o velho roubou um rubi e foi preso. Baita se tornou um soldado do Exército do Rei. Depois de um tempo o menino virou Mestre dos Cachorros.

    Em uma festa, o rapaz salvou a princesa de um feroz elefante e foi nomeado pelo Rei o Mestre dos Elefantes e Chefe da Guarda. Baita queria mostrar ao velho o que se tornara, mas não estava mais na prisão.

    A princesa havia sido sequestrada e o Rei ordenou que o Chefe da Guarda fosse salva-la. Fazendo o que o Rei ordenou, foi até um vilarejo suspeito e recuperou a princesa. E foi nomeado Chefe dos Exércitos do Reino.

    Apaixonado pela filha do Rei, Baita pediu para se casar com ela e foi desafiado pelo Rei: Vencer uma guerra. E assim fez, esperou até o outono e atacou um rival do Reino. Voltando vitorioso descobriu que a princesa havia desaparecido.

    Anos mais tarde, o Chefe dos Exércitos do Reino não se casou com a princesa e voltou à sua antiga casa no pequeno vilarejo.

    ResponderExcluir
  8. Guerra dentro da gente
    Num faz-de-conta entre princesas, aventuras no mar e disputas, acontece Guerra dentro da gente, livro de Paulo Leminski, dedicado ao público juvenil, lançado pela Editora Scipione, em sua série Diálogo. Um menino que queria aprender a arte da guerra descobre o antídoto para essa manifestação destruidora do homem: o amor.

    Baita, filho de um lenhador, conhece um velho, Kutala, que se oferece para iniciá-lo na arte da guerra. Uma arte superior, próxima apenas de quem tem poder. Seduzido por esta idéia, segue Kutala e abandona seu lar que, a bem da verdade, não era nenhum poço de felicidade. O que encontra, no entanto, faz com que Baita sinta saudades do cotidiano na floresta. E, de aventuras e experiências, o menino se transforma em rapaz.

    Baita aprende a arte da guerra. Tão bem, que um dia trai seu mestre. Mas não encontra satisfação, apesar de conquistar o mais alto posto do reino. Apaixonado pela princesa, vê seus caminhos distanciando-se pelo mesmo motivo: a vida. Ele, destruindo. Ela, salvando.

    O amor da princesa, cujo nome Sidarta homenageia o fundador do Budismo, contagia Baita. Seu interesse pela guerra vai aos poucos desaparecendo. Retornando ao seu lugar de origem, ele reencontra o velho Kutala que o recebe com o mesmo gesto de anos atrás, em uma posição de poder. Cabe a Baita decidir, ou não, trilhar o seu novo caminho.

    ResponderExcluir
  9. Baita é um menino pobre filho de lenhador. Um dia Baita sai de casa e encontra um velho chamado Kutala, que lhe oferece para ensinar a arte da guerra. O menino resolve acompanhar Kutala, que lhe engana e é vendido como escravo. Baita trabalhou em um circo por muito tempo, até que encontrou um palhaço que resolve fugir com ele, eles conseguiram fugir. Depois Baita vive várias aventuras que o ajuda a amadurecer. Um dia Baita foi promovido por um Rei e se apaixona com a filha dele, Sidartha e pede a autorização do Rei para se casar com ela, mas o Rei falou que primeiro ele teria que ganhar uma guerra. Baita conseguiu ganhar uma guerra e poderia se casar com Sidartha, mas no dia do casamento ela foge. Baita volta para sua casa e encontra seus pais novamente.

    ResponderExcluir
  10. Baita é um menino que um dia vai pegar lenha quando encontra um velho que pergunta se ele quer aprender a arte da guerra. Quando volta para casa seu pai fala para não se envolver com com o velho pois o velho vai roubar a alma dele. Mais Baita não escuta e vai com o velho, o velho leva ele para ser vendido como escravo e é vendido para uma mulher muito gorda e Baita trabalha no circo dela. Lá aprende a pensar como um elefante e como um tigre, quando um dia o velho o acorda e foge com o menino. Eles caminham até chegar em uma aldeia de pescadores onde todos não tem uma parte do corpo por causa dos tubarões, os pescadores sempre pescavam pérolas, os pescadores sempre davam as pérolas para um homem que tinha um barco que tinha o nome de Tubarão, Baita e Kutala entraram no navio, Baita foi dormir em um lugar onde era de um marinheiro pequeno que deu um soco em sua barriga e prometeu matá-lo. Quando viram uma cidade grande deseram com o capitão e ela estava em chamas pois tinha acontecido uma guerra lá.
    Baita e o velho foram para cidade grande, Baita robou um rubi e colocou a culpa no velho, que foi preso, o menino foi para a furta do grande rei ele treinou como soldado e ficou como criador de cães. Um dia quando um elefante trazia a princesa ele se irritou e quase derrubou a princesa mais Baita conseguio acalmá-lo e salvou a princesa e recebeu o medalhão do elefante. Baita virou chefe da guarda e um dia a princesa sumiu e Baita saiu para procurá-la e a achou, um dia Baita virou general de todas as guardas do Grande Rei , um dia queria ter a mão da princesa em casamentos então ganhou uma guerra para o rei e conseguiu a mão da princesa em casamento, mais a princesa um dia fugiu para ajudar as pessoas. Um dia voltou para sua aldeia on de encontrou o velho que falou para ele pegar a sandalha e Baita falou:
    -Vai você.
    FIM

    ResponderExcluir
  11. Qual é a mensagem da história?

    ResponderExcluir