A Flauta Mágica e Conto de escola.
6ºA
A flauta Mágica
Atividade nº 1
Escreva no caderno de produção um pouco sobre os
personagens da história:
Papageno
Rainha da Morte
Tamino
Sarastro
Pamina
Três Damas
Três Gênios
Papagena
Assista ao filme Amadeus
6ºB
Conto de escola em quadrinhos :Machado de Assis
por Silvino.
ATIVIDADE
NÚMERO I
Identifique a ideia principal de cada
um. Identifiquem o(s) parágrafo(s) que conta(m):
- A dúvida do narrador, se vai ou não para a escola naquela segunda-feira.
- Como era o pai de Pilar.
- Por que o pai queria que ele fosse caixeiro.
- Como era o mestre.
- Como era Raimundo.
- Como era Pilar.
- Como era o Curvelo.
- Em que época política estava o Brasil. -
- A dúvida do narrador, se vai ou não para a escola naquela segunda-feira.
- Como era o pai de Pilar.
- Por que o pai queria que ele fosse caixeiro.
- Como era o mestre.
- Como era Raimundo.
- Como era Pilar.
- Como era o Curvelo.
- Em que época política estava o Brasil. -
ATIVIDADE NÚMERO II
Como era a aula?
- O que a classe fazia quando o professor entrava na sala?
- O que é rapé?
- Como eram os castigos físicos e verbais na escola e na família?
- Na situação do Raimundo, que estava com dificuldade de fazer a lição e tinha muito medo do pai, que era seu professor, como você agiria?
- O que você achou da atitude do Raimundo?
- E se você fosse Pilar, aceitaria receber a moedinha, em troca de um favor?
- Se você fosse Curvelo, como agiria se tivesse presenciado a mesma cena que ele presenciou?
- O que a classe fazia quando o professor entrava na sala?
- O que é rapé?
- Como eram os castigos físicos e verbais na escola e na família?
- Na situação do Raimundo, que estava com dificuldade de fazer a lição e tinha muito medo do pai, que era seu professor, como você agiria?
- O que você achou da atitude do Raimundo?
- E se você fosse Pilar, aceitaria receber a moedinha, em troca de um favor?
- Se você fosse Curvelo, como agiria se tivesse presenciado a mesma cena que ele presenciou?
ATIVIDADE
NÚMERO III
Explique a frase final: "E contudo
a pratinha era bonita e foram eles, Raimundo e Curvelo, que me deram o primeiro
conhecimento, um da corrupção, outro da delação; ..."
Escreva outros exemplos de situações de
corrupção e de delação.
Cite os adjetivos correspondentes a
esses substantivos: aquele que faz uso da corrupção é
E aquele que faz uso da delação é.
Você sabe que a expressão popular
"dedo-duro" corresponde a delator?
Escreva o que você acha dessa prática na
sala de aula.
Faça as atividade no caderno de produção.
Faça as atividade no caderno de produção.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO que é rapé ???
ResponderExcluir