domingo, 20 de outubro de 2013

Guerra e Paz

"A exposição Guerra e Paz, de Portinari apresenta os dois últimos e maiores murais criados por Candido Portinari (1903-1962), após minucioso trabalho de restauro, realizado entre fevereiro e maio de 2011, que trouxeram de volta às obras o cromatismo intenso que caracteriza o trabalho do pintor de Brodowski.
Os monumentais murais estarão expostos junto a cerca de 100 dos estudos originais preparatórios para “Guerra” e “Paz”, além de uma centena de documentos históricos, entre cartas e fotos, que contam, em detalhes, toda a trajetória de criação das obras, encomendadas pelo governo brasileiro para presentear a sede da ONU, em Nova York.
“É uma exposição histórica, sem precedentes, oportunidade única de ver ‘Guerra’ e ‘Paz’ no Brasil reunidos aos estudos. Nem o próprio pintor teve a chance de ver todo este material em seu conjunto”, afirma João Candido Portinari, fundador e diretor geral do Projeto Portinari, responsável pela realização do Projeto Guerra e Paz.
Os murais são compostos, ao todo, por 28 placas de madeira compensada naval, com 2,2 metros de altura por cinco metros de largura e pesam 75 quilos cada uma. A área total pintada, uma superfície de 280 metros quadrados, é maior do que a do “Juízo Final”, de Michelangelo, na Capela Sistina.
 São Paulo foi o primeiro destino da fase itinerante das obras, que depois farão escala em outros países, como Japão e Noruega (em Oslo, por ocasião da entrega do Prêmio Nobel da Paz em dezembro de 2012). (Almanaque Brasil cultura)
Agora é a vez de Belo Horizonte
Fique por dentro do projeto " Guerra e Paz" em exposição no Cine Brasil de Belo Horizonte.
Veja mais:
http://www.guerraepaz.org.br/#/home

Um comentário: