No 1º quadrinho, Cebolinha questiona a mãe a respeito do próprio nome.
a) De acordo com a explicação dada pela mãe, qual é
a razão do nome Cebolinha? É um nome de
família.
b) No
quadrinho seguinte, qual é a imagem que Cebolinha cria para entender a explicação
dada pela mãe? Cria a imagem de sua genealogia, ou seja, da sequência dos seus antepassados.
2.
Cebolinha associa os
nomes à ideia de maior e menor e de mais velho e mais novo.
a) Como ele estabelece essas relações? Para
o garoto, se ele é Cebolinha e
o pai é Cebola, o avô seria Cebolão.
b)No
último quadrinho, ele pergunta o que é maior que Cebolão. A quem ele pretende
atribuir esse nome? Ao bisavô.
c) Você teria alguma sugestão do
nome a ser dado para o que é maior que Cebolão?
2c. Resposta
pessoal
d) Cebolinha queria saber como
era o nome do bisavô. Mas não se preocupou em saber como deveria chamar
futuramente o próprio filho.
Mantendo a lógica seguida por Cebolinha, como
você acha que se chamaria o filho dele?
Resposta pessoal.
Árvore genealógica é uma representação gráfica
Da história familiar de uma pessoa, ou seja, dos
seus antepassados. Algumas árvores genealógicas, além dos
nomes, trazem fotografias da criança, irmãos, pais, avós
paternos e avós maternos. Você já montou a sua árvore genealógica? Faça um esquema em seu
caderno, colocando o seu nome, depois o nome de seus pais, depois
o nome de seus quatro avós e, se possível, o nome
de seus
oito bisavós.
oito bisavós.
Há, na língua portuguesa, muitos substantivos que trazem sufixos
formadores de aumentativo e diminutivo, mas perderam ao longo do tempo esses valores e adquiriram
significados especiais.
EXERCÍCIOS
a)Que palavra da tira exemplifica esse
fenômeno? A palavra ratazana.
b) Cite outros desses substantivos.
portão, florão, cartão, fortaleza, folhinha (calendário), lingueta,
cartilha, vidrilho, pedregulho, pedrisco, pastilha, etc.
cartilha, vidrilho, pedregulho, pedrisco, pastilha, etc.
Leia estes substantivos:
Rabo fazenda forno Jogo barba mulher corpo barca porta fedor
Tente descobrir qual (ou quais) deles:
a) faz(em) o
aumentativo com o sufixo -aço/a; jogo: jogaço; mulher: mulheraça; corpo: corpaço; barca: barcaça
b)faz(em) O aumentativo com o sufixo -ína: fedor:
fedentina
C) faz(em) O aumentativo com o sufixo -alha, forno: fornalha
C) faz(em) O aumentativo com o sufixo -alha, forno: fornalha
c) faz(em)
O diminutivo com o sufixo -Ola;fazenda: fazendola; porta: portinhola
d) faz(em)
o diminutivo com o sufixo -icho/a.rabo: rabicho; barba: barbicha
3.
Entre as frases a seguir, há
apenas uma em que os diminutivos não dão ideia de afetividade. Qual é ela?
a) Amorzinho, vem no colinho da mamãe, vem!
x e) Que sujeitinho à toa! Não passa de um reporterzinho incompetente
No 19 quadrinho, é empregado um adjetivo no
grau superlativo absoluto sintético: amabilíssimo.
a)
Qual é a forma analítica equivalente a
essa forma sintética? Muito amável.
b) Que
alteração fonética você observa entre as formas analítica e sintética desse
superlativo?
A
terminação -vel, de amável, é
substituída por bilis (amabilis).
,
2.
A alteração fonética que você observou na
questão anterior se deve ao fato de o sufixo -íssimo ter se liga-
do diretamente à forma
latina amabilis (amável). O mesmo fenômeno ocorre com os adjetivos a seguir.
Dê o superlativo absoluto sintético desses adjetivos, de acordo com a norma-padrão, a partir das formas latinas indicadas entre parênteses. |
antigo (antiquo) antiquíssimo
|
• magro
(mace r)
|
|
macérrimo
|
||
amargo (amaro) amaríssimo
|
• livre
(liber)
|
|
libérrimo
|
||
áspero (asper)
|
aspérrimo
|
pobre (pauper)
|
paupérrimo
|
||
doce (dulce)
|
dulcíssimo
|
Sábio(sapiente)
|
sapientíssimo
|
||
fiel (fidel)
|
fidelíssimo
|
• provável
(probabilis) probabilíssimo
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|||
|
|
|
|||
Observe como se forma o
superlativo absoluto sintético da palavra feio:
|
|||||
feio + -íssimo = feiíssimo
Note que a vogal o do final da palavra feio desaparece e ocorre
o acréscimo do sufixo -íssimo. Seguindo C
esse procedimento, dê o superlativo absoluto analítico dos
adjetivos:
·cheio
cheiíssimo
cheiíssimo
·frio
friíssimo
friíssimo
·
sério
seriíssimo
seriíssimo
Texto
O futebol traz o riso
1.
O autor rejeita o costume de empregar o
sufixo -inho no nome de jogadores de futebol. Por quê?
Porque -inho dá
ideia de diminutivo carinhoso, o que não se vê no comportamento dos jogadores,
que não são carinhosos nem gentis uns com os outros quando
disputam a bola.
disputam a bola.
2.Para explicar os sentidos do sufixo -ínho. o autor emprega dois adjetivos.
a) Quaís são eles? carinhoso e acriançante
b) Um desses adjetivos é um neologismo, ou seja, uma palavra inventada pelo autor. Qual é ela? O
que significa? Acriançante, que significa "infantil" ou "que torna criança".
que significa? Acriançante, que significa "infantil" ou "que torna criança".
c)Por que o autor acha que o sufixo -ão seria mais
apropriado para os jogadores de futebol?
d)Porque futebol é um esporte bruto e, às vezes, até agressivo. Logo, o sufixo -êo, por dar ideia de tamanho ou força,
seria mais adequado.
e)
f)Os sufixos -inho e -ão podem se ligar a substantivos e
adjetivos. Qual é a
classe gramatical da pala-
vra a que se liga o sufixo -inho no texto? o sufixo -inho liga-se à palavra Ronaldo, que pertence à classe dos substantivos .
vra a que se liga o sufixo -inho no texto? o sufixo -inho liga-se à palavra Ronaldo, que pertence à classe dos substantivos .
Por que o autor considera que Ronaldinho é
o único jogador que merece o sufixo -inho?
Porque ele é o único
jogador que parece criança, ou seja, que joga com uma alegria
de criança.
Tirinha
. O ratinho expressa sua felicidade numa visível gradação. Observe:
"Eu estou feliz! Muito feliz! Felicíssimo! Muito felicíssimo!"
a) Dessas formas, qual não expressa gradação? feliz
a) As formas muito feliz (analítica) e felicíssimo
(sintética) são superlativos. Que diferença de sen-
tido há entre elas? A forma felicíssimo é muito mais expressiva do que a forma muito feliz.
tido há entre elas? A forma felicíssimo é muito mais expressiva do que a forma muito feliz.
2. Observe a forma "muito felicíssimo"
a)
Ela está de acordo com a norma-padrão? Por
quê?
Não, pois, de acordo com
a norma-padrão, não pode haver uma forma
analítica junto de uma sintética.
b)
Justifique, do ponto de vista da lógica, a resposta do item anterior.
A forma felicíssimo já
expressa o grau máximo do estado de felicidade. Acrescentar a palavra muito é
tornar a ideia redundante.
C) O que explica esse emprego no contexto?
Para a personagem, a forma felicíssimo ainda era insuficiente para expressar toda a felicidade que sentia.
3.Resposta
pessoal
Lourdinha,achei seu blog muito legal,bom e nos ajuda muito a fazer as atividades que estamos em dúvida!!! Muito obrigada por participar deste momento da minha vida de aprendizado!!! Muitos e muitos beijos da Laurinha🎀
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMuito obrigada🙂
ExcluirÉ também esqueci de falar que #amo❤️Português!!!! Muito obrigada Lourdinha!!! Muitos e muitos beijos da Laurinha🎀
ResponderExcluirmuito bom esse blog
ResponderExcluiradorei esse blog parabéns
ResponderExcluirmuito obrigada,me ajudou bastante.
ResponderExcluirObrigado gostei muito do seu blog me ajudou muito
ResponderExcluirMe ajudou muito na tarefa!!
ResponderExcluirMuito obrigado 😉
ResponderExcluirmuito obgd
ResponderExcluirMuito bom esse blog me ajudou muito.
ResponderExcluirMuito obrigado
Amei ,obrigada pela força!!
ResponderExcluirtem um erro
ResponderExcluirObrigada♥
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirME AJUDA NA TERCEIRA POR FAVOR
ResponderExcluir0brigado(a)
ResponderExcluir153
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